Compreenda de forma simples e acessível as questões mais complexas da Superdotação e Dupla Excepcionalidade
A Formação Premium em Superdotação e Dupla Excepcionalidade com a Dra. Olzeni Ribeiro serão 8 encontros ao vivo, on-line, totalizando 20 horas de estudo e interação entre os participantes e a especialista.
Os participantes terão acesso a informações profundas e singulares, amparadas em artigos e estudos internacionais que formam a base do conhecimento da Dra. Olzeni e dos mais renomados mestres da área do neurodesenvolvimento com ênfase na superdotação e dupla excepcionalidade e, de forma complementar, abrange as áreas da criatividade, inteligência, talento e expertise.
Esse programa foi pensado para pessoas que buscam aprender e entender de forma profunda tópicos da área da Superdotação e Dupla Excepcionalidade. Para pais apropriarem-se de uma argumentação sólida e fundamentada na defesa dos direitos do(a) filho(a) superdotado no sistema de ensino; Para profissionais que desejam se tornar um perfil diferenciado na sua área de atuação apoderando-se de conhecimentos fundamentais que lhe darão esse destaque; Para adultos superdotados que terão a oportunidade de compreender as próprias questões desencadeadas por sua superdotação.
Pais que desejam conhecer e se apropriar de conhecimentos que envolvem o funcionamento e saúde mental de filhos superdotados.
Profissionais de áreas preferencialmente envolvidas na Superdotação: educação (psicopedagogia, neuropsicopedagogia, profissionais de equipe escolar e afins), saúde (psicologia, neuropediatria, neuropsiquiatria e afins).
Adultos superdotados que desejam conhecer aspectos que auxiliam no autoconhecimento e na compreensão de questões internas que podem ser desencadeadas por sua superdotação.
Interessados no aprofundamento de conteúdos específicos que envolvem a Superdotação e Dupla Excepcionalidade.
I. PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO NA SUPERDOTAÇÃO
1.1 Diferença entre as perspectivas existentes: Quem é e Quem faz
1.2 Superdotação como uma condição do Neurodesenvolvimento: fundamentos da Ciência e Neurociência
1.3 Características e critérios na identificação de superdotados – da gestação à idade adulta
1.3.1 Prematuridade e Puberdade em superdotados
1.4 Diferentes estratégias para a identificação e pilares da avaliação: avaliação formal e autoidentificação
1.5 Níveis na superdotação: características e traços do nível clássico ao profundo
1.5.1 O que indicam os níveis e qual a aplicabilidade no atendimento adequado e na educação dos superdotados: da educação básica ao ensino superior
1.6 Estudos sobre meninas superdotadas: riscos e vulnerabilidades de gênero
II. CONCEITOS CORRELACIONADOS
2.1 Áreas de interesse ou cérebro em fluxo?
2.2 Aspectos diferenciais: precoce, prodígio e gênio, inteligente, criativo, superdotado, talentoso e expert
2.3 Questões sociais e emocionais: as sobrexcitabilidades e traços de personalidade
III. TESTES DE INTELIGÊNCIA NA AVALIAÇÃO EM SUPERDOTAÇÃO E 2e
3.1 Os 5 principais aspectos do teste de QI WISC-IV
3.1.2 Discrepância e o impacto no desempenho
3.3 O que dizem sobre o funcionamento dos superdotados?
3.4 Funções Executivas e Cognitivas na Superdotação
IV. DUPLA EXCEPCIONALIDADE: 2e e 3e
4.1 Conceitos, distinção e os desafios da inclusão
4.2 Princípios e critérios para o diagnóstico diferencial
4.3 Diferenças entre características de funcionamento superdotado versus sintomas do transtorno (TEA, TDAH, TOD e TAG)
V. EDUCAÇÃO DE SUPERDOTADOS
5.1 Resultados de estudos longitudinais e meta-análises sobre as melhores estratégias: enriquecimento, suplementação, compactação ou aceleração?
5.2 Educação personalizada: critérios e parâmetros sobre uma escola ideal
5.3 A teoria dos Estilos de Aprendizagem: importância, fundamentos, tipos de instrumentos e aplicação
5.4 PEI para alunos superdotados: conceito, princípios e critérios para elaboração
5.5 Legislação aplicada à superdotação: deveres da escola e direitos dos alunos
VI. ENCERRAMENTO
6.1 Estudo de Caso: análise de um caso dos participantes
Toda a formação será realizada ao vivo, olho no olho, em contato direto e aberto com a Dra. Olzeni.
Dra. Olzeni está entre as principais autoridades na área da Superdotação e Dupla Excepcionalidade no Brasil com reconhecimento internacional. Sua qualificação, conhecimento e experiência atuando na área abrange também as demais potencialidades humanas (talento, inteligência, criatividade e expertise). Olzeni é educadora, Neuropsicopedagoga atuante em áreas afins desde 1979, atualizando-se e inovando continuamente em seus projetos de consultoria e atendimento especializado às famílias e escolas.
Acesso a um background de conhecimentos embasados em artigos e estudos internacionais, fundamentados em uma visão divergente e transdisciplinar da Ciência e da realidade em seus processos de aplicação
Entrega de certificação do total de horas, constando o conteúdo estudado
A eficácia da estrutura diferenciada na metodologia de estudo, a qual será de natureza experiencial, reunindo princípios da aprendizagem de alto nível (Teoria da Expertise), aspectos diferenciais do método fenomenológico, a lógica básica do método de Kolb e a possibilidade de aplicação do conhecimento adquirido na esfera profissional e na vida cotidiana
Conteúdo inédito e criado exclusivamente para a formação
Os participantes farão parte de uma comunidade onde poderão trocar experiências, conhecimentos e realizar network
Dias 28 e 30 de Novembro
Dias 05 e 07 de Dezembro
Dias 12 e 14 de Dezembro
Dias 19 e 21 de Dezembro
Compreender para dominar e aplicar tópicos específicos em uma área complexa e multifacetada como a Superdotação, ao mesmo tempo, concebida como um fenômeno e uma condição do neurodesenvolvimento. A Superdotação é permeada de conceitos interconectados a diferentes campos da Ciência e Neurociências que tratam especialmente das potencialidades humanas. São como hiperlinks que conectam conceitos de um campo único e múltiplo, que, se não compreendidos em seus aspectos diferenciais levam a concepções que se confundem e induzem a equívocos danosos ao desenvolvimento de pessoas de todas as idades
Receber conteúdos inéditos no Brasil, oriundos de referências fundamentadas em teóricos e cientistas eminentes na área
Tornar-se um profissional com perfil diferenciado na área, bem como pais que se apropriarão de conhecimentos fundamentais na argumentação e luta em defesa da condição do filho superdotado junto ao sistema social e de ensino
Olzeni é PhD, Mestre e Doutora em Educação, Especialista em Superdotação, Criatividade e Expertise, em Neuropsicopedagogia Clínico-Educacional e em Neuropsicologia. Consultora em projetos educacionais, especialmente para alunos superdotados e com dupla excepcionalidade. Foi Consultora da UNESCO e MEC na produção de estudos e cursos na área da superdotação, autora do curso Atendimento Especializado em Altas Habilidades ou Superdotação, disponível na Plataforma AVAMEC.
Mentora de líderes educacionais. Pesquisadora na área da Criatividade, Expertise Profissional, Talento e Inteligência. Escritora, com livros e artigos publicados em periódicos internacionais e nacionais. Autora do livro Criatividade em uma Perspectiva Transdisciplinar: rompendo mitos e concepções, publicação de sua pesquisa do Mestrado com chancela da UNESCO.
Atuou em salas de recursos com alunos superdotados, colaborou ativamente na implantação e atuou na coordenação do NAAHS-DF, realizando consultorias e treinamento para os NAAHS estaduais. Mobilizou o país, em 2018, para a realização da 1a Audiência Pública na área da Superdotação, com apoio e liderança do Senado Federal, e fez o mesmo para a realização do 1o Concurso Literário, Bilíngue, de Poesia em Superdotação.