Argonautas em Jornada

Quero ter dar a chance de proporcionar momentos inesquecíveis nas férias de janeiro do seu filho! Convido a embarcarem em uma viagem épica de descobertas! Este título reflete a busca pelo “Velo de Ouro” como uma metáfora para o encontro com pares e o reconhecimento de suas singularidades, onde cada atividade é um passo na construção de vínculos e no fortalecimento de suas potencialidades.

O Programa

Imagine um espaço onde seu filho pode viver momentos inesquecíveis, cercado por atividades cuidadosamente planejadas para promover interação, troca de experiências e descobertas emocionantes. Aqui, cada criança tem a oportunidade de explorar suas habilidades, fortalecer a autoestima e criar vínculos significativos com pares que compartilham desafios e potencialidades.

Em um ambiente seguro, empático e conduzido por especialistas, essa vivência vai além de uma simples colônia de férias. É um convite para que as crianças descubram novas formas de se conectar, crescer e desenvolver ferramentas para enfrentar os desafios do dia a dia, enquanto ampliam suas perspectivas em um contexto de integração e inclusão.

Ao oferecer essa experiência transformadora, garantimos que seu filho não apenas aproveite o momento, mas leve consigo aprendizados e memórias que farão toda a diferença em sua jornada.

Público

Crianças Superdotadas e com Dupla Excepcionalidade, de 6 a 12 anos de idade, aberto a todas as crianças interessadas com ou sem diagnóstico.

Argonautas em Jornada, tema da nossa colônia de férias, é um programa de inclusão e enriquecimento, por isso não será limitado apenas a crianças com diagnóstico de superdotação ou dupla excepcionalidade. Ele também estará aberto a crianças sem diagnóstico, promovendo um ambiente inclusivo, onde diferentes talentos, perspectivas e formas de enxergar o mundo poderão se encontrar e vivenciar essa experiência de imersão. Essa interação inclusiva nasce do desejo de valorizar a riqueza que a diversidade traz ao aprendizado e ao desenvolvimento humano na neurodivergência. Ao reunir crianças com experiências e capacidades distintas, criamos oportunidades para que elas aprendam umas com as outras: aquelas com superdotação ou dupla excepcionalidade podem encontrar inspiração na espontaneidade, empatia e simplicidade dos colegas, enquanto crianças sem diagnóstico têm a chance de vivenciar a profundidade, criatividade e sensibilidade especiais de seus pares. Essa convivência amplia horizonte e ensina valores fundamentais como respeito às diferenças, cooperação e a beleza de compartilhar jornadas em um espaço seguro e enriquecedor, onde todos têm algo a aprender e a oferecer. Assim como os Argonautas mitológicos, cada criança contribui com sua singularidade para uma expedição inesquecível em busca de crescimento, conexão e autodescoberta.

Conceito

Os Argonautas são personagens da mitologia grega conhecidos por sua jornada épica em busca do Velo de Ouro, liderados por Jasão. O termo deriva do nome do navio, Argo, e significa “marinheiros de Argo”. Na mitologia, eles representam um grupo diverso de heróis, cada um com habilidades únicas, que se uniram para uma missão extraordinária.

Objetivo

Proporcionar um encontro enriquecedor e contextualizado entre pares, reunindo crianças de 6 a 12 anos que compartilham a condição da superdotação e a complexidade da dupla excepcionalidade, com todas as crianças interessadas em participar: criamos um programa que busca criar um ambiente acolhedor e estimulante, onde as características internas de cada criança serão compreendidas e valorizadas, em um trabalho orientado por especialistas na área.

O conceito de Argonautas simboliza

Esse conceito inspirou e foi adaptado para simbolizar crianças que enfrentam desafios complexos e, ao mesmo tempo, possuem características singulares e extraordinárias, como as superdotadas ou com dupla excepcionalidade, em busca de desenvolvimento e conexão.

Atividades

Caça ao Tesouro, Labirinto, Miniolimpíadas Física & Intelectual, Soletrando, Campeonato de Dardos, Telefone sem fio em inglês, Jogos de raciocínio ou de equilíbrio com progressão de níveis, Jogo da Velha Humano, Crossfit infantil, Máster Chef KIDS, Aula de natação, Campeonato de ping-pong, Experiências sensoriais com brinquedos, Experiências sensoriais sem brinquedos, Arte com papel: jornal, balões, cola branca, pincel e tintas, Confecção de cata-vento (energia eólica), Oficina de pipas e ratinhas, Construção de carrinho rolimã, Argila Criativa, Capeonato de xadrez e jogo da velha, Oficina de arte e pintura, Campeonato “Invênção Criativa” – estímulo à inventividade, Confecção de fantoches com material reciclado, Campeonato de criação de histórias com fantoches, Trilha ecológica no Jardim Botânico com piquenique, Musicalização e uso de instrumentos musicais, Experimentos Científicos, Construção de um vulcão em erupção simples (com pesquisa sobre o assunto), Plantação de mudas e criação de hortas, Lual com os pais e muito, muito mais!

Regulamento

ABERTURA

  • Os pais participarão, junto com as crianças, apenas em dois momentos: na abertura e no encerramento.

HORÁRIOS

  • A programação foi planejada cuidadosamente, mas poderá sofrer alterações para se adequar ao ritmo e contexto das experiências vivenciadas pelas crianças, sempre com o objetivo de tornar a jornada ainda mais enriquecedora e divertida.
  • Horários: manhã, das 8h30 às 12h; tarde, das 14h às 17h30; integral, das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.
  • É essencial que os horários de chegada e saída sejam respeitados rigorosamente para garantir o bem-estar das crianças, evitando ansiedade no início do dia ou apreensão ao final.

PONTO DE ENCONTRO E TRANSPORTE

  • Os pais deverão levar a criança até o local combinado, cujo endereço será informado previamente.
  • Caso haja deslocamento para locais diferentes do local combinado, as crianças serão conduzidas às atividades pelo transporte do Instituto.
  • Em caso de atraso ou ausência, é indispensável informar a Coordenação imediatamente.

REFEIÇÕES

  • Meio turno (manhã ou tarde): os pais deverão providenciar o lanche da criança, respeitando suas preferências e restrições alimentares

  • Turno integral (8h30-17h30): o lanche da manhã deve ser enviado pelos pais. O almoço e o lanche da tarde serão servidos pelo Instituto.

  • O valor do almoço e do lanche da tarde para o turno integral não está incluído na inscrição e será pago separadamente.

  • Todas as refeições serão servidas no local das atividades.

  • O cardápio será elaborado por uma nutricionista habilitada, priorizando alimentação saudável. Os pais devem informar previamente qualquer restrição alimentar ou alimento rejeitado pela criança para que sejam feitas adaptações.

MATERIAL PESSOAL PARA TODOS OS DIAS

Cada criança deve levar uma mochila com os seguintes itens:

  • Roupa de banho e toalha, quando houver dia de piscina (os pais serão avisados com antecedência);
  • Lanche (quando aplicável), organizado com guardanapo e talheres individuais;
  • Um jogo americano ou forro individual;
  • Materiais específicos que poderão ser solicitados conforme as atividades planejadas durante a jornada.
  • Garrafa individual de água, que será reabastecida ao longo do dia conforme necessário.

TRAJE PARA PARTICIPAÇÃO

  • As crianças devem vestir roupas leves e confortáveis, como bermudas, calças de moletom, camisetas e tênis.

  • Trajes temáticos poderão ser sugeridos de acordo com o tema da jornada, mas não serão obrigatórios.

  • Respeitaremos as preferências sensoriais e de conforto das crianças em relação às roupas. Nenhum item será imposto se causar desconforto.

SEGURANÇA e COMPORTAMENTO

  • Para garantir o bem-estar de todos, as crianças devem seguir as orientações dos mentores e da equipe organizadora.

  • Nenhum brinquedo ou objeto pessoal, além dos itens solicitados, deve ser levado, para evitar distrações e possíveis perdas.

  • Em caso de emergência, os pais serão contatados imediatamente e as providências serão tomadas de forma ágil, com o suporte de uma enfermeira disponível em tempo integral.

AUTORIZAÇÃO e COMUNICAÇÃO

  • Os pais deverão assinar previamente um termo de autorização para que a criança participe de todas as atividades planejadas, inclusive deslocamentos e uso de materiais específicos (o Contrato).
  • O contato direto com a Coordenação estará disponível durante toda a jornada para esclarecimento de dúvidas ou resolução de imprevistos.

Idealizadora

Olzeni é PhD, Mestre e Doutora em Educação, Especialista em Superdotação, Criatividade e Expertise, em Neuropsicopedagogia Clínico-Educacional e em Neuropsicologia. Consultora em projetos educacionais, especialmente para alunos superdotados e com dupla excepcionalidade. Foi Consultora da UNESCO e MEC na produção de estudos e cursos na área da superdotação, autora do curso Atendimento Especializado em Altas Habilidades ou Superdotação, disponível na Plataforma AVAMEC.

Mentora de líderes educacionais. Pesquisadora na área da Criatividade, Expertise Profissional, Talento e Inteligência. Escritora, com livros e artigos publicados em periódicos internacionais e nacionais. Autora do livro Criatividade em uma Perspectiva Transdisciplinar: rompendo mitos e concepções, publicação de sua pesquisa do Mestrado com chancela da UNESCO.

Atuou em salas de recursos com alunos superdotados, colaborou ativamente na implantação e atuou na coordenação do NAAHS-DF, realizando consultorias e treinamento para os NAAHS estaduais. Mobilizou o país, em 2018, para a realização da 1a Audiência Pública na área da Superdotação, com apoio e liderança do Senado Federal, e fez o mesmo para a realização do 1o Concurso Literário, Bilíngue, de Poesia em Superdotação.

Investimento

Ao realizar a inscrição, o cliente declara estar de acordo com os termos e condições estabelecidos para esta Colônia de Férias.

Inscrições encerradas

Copyright © 2024 | Todos os direitos reservados | Dra. Olzeni Ribeiro – OR PRODUÇÕES CNPJ: 52.379.454/0001-19